Que grande peixe engoliu Yonah (Jonas)
"Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe". Jonas 1.17
"Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra". Mateus 12.40.
Em Jonas 1.17 afirma que Adonai preparou um grande peixe para engolir Yonah. Hashem, então criou uma situação para demonstrar seu poder, e o maior milagre não foi o grande peixe engolir Yonah, foi Yonah ficar vivo três dias e três noites, dentro do DAG GADOL= grande peixe/Grande Animal Marinho.
Entre essas duas passagens existe um período cerca de 800 anos, nas versões que dizem Baleia, e por Baleia e peixe grande ou grande peixe serem diferentes, só existem para céticos acusarem a Yeshua e os escritores da Bíblia de ter cometido um erro e logo, em seguida dizem ser lenda, afirmo que segundo os sábios rabinos não é lenda é uma história real. De acordo com alguns irmãos sinceros que não tem um aprofundamento tão grande, nas escrituras, só resta as desculpas sem fundamento, tais como: "Na época a Baleia era tido como um peixe", ou "Esse conceito de mamífero é atual" e sabemos que isso não pode ser correto, pois, quem criou todos os seres vivos, sendo ele a Mêlta/Davar=Palavra de YHWH, não saberia a diferença entre um mamífero e um grande peixe? Claro que saberia. Então vamos ver algumas possibilidades de que grande peixe poderia ter engolido Yonah (Jonas).
Esta escrita no texto de Yonah (Jonas) grande peixe então o nome do peixe é em hebraico DAG GADOL, ou seja, não é um mamífero, é um grande peixe.
Yeshua usa o verbete em grego - ketei Megaloi = ketus ou cetus de tamanho gigante, monstro marinho, peixe imenso. Ao contrário do que dizem que Yeshua afirmou que era uma Baleia para alegria dos céticos, é que alguns defendem isso, mas não foi chamado de Baleia e sim de Ketus. Ketus - serpente marinha (Réptil extinto).