Sobre os gentios guardarem o Shabat

O Que a Bíblia Diz :Sobre os gentios guardarem o Shabat? Parte 1

No Tanakh, Adonai ordenou aos seguimos que santificassem o dia do sábado e não trabalhassem nesse dia. O Sábado como toda a lei ela é para ser praticada por todos como está escrito em Êx 12.49 “A mesma lei se aplicará ao natural da terra e ao prosélito (o estrangeiro residente)”. Notem que a palavra para natural é aplicada junto com o prosélito ou seja estrangeiro, Shaul (Paulo pega esse texto e escreve o Capítulo 11 de Romanos para dizer a mesma coisa, para participar da seiva da oliveira  deve guardar a torá, dito isto deveriam os cristãos de hoje, também, descansar e adorar no dia do sábado? 

Citam Efésios 2.14,15 como sendo a abolição total da Tora, muitos se tornam libertinos porque sem lei não existe padrão de D-us, derrubar o muro da separação A michitzah que nos dividia, a palavra Michitzah significa literalmente “ó que divide algo no meio”  o Messias é a nossa Shalom e cumpriu esse texto de Efésios é colocado fora de contexto, para defender a heresia da abolição da Lei. Como Yeshua diz que não cancelou em Mt 5.17 e em Mt 5.19 seria o menor  no reino dos céus se desobedece e aqui falam que foi abolida a torah, com certeza são pessoas sem o mínimo conhecimento judaico se não querem guardar não inventem base, porque nunca Shaul ensinaria isso.

A Michitzah era a parede que dividia nas beit kinesset (em grego sinagoga) o lugar dos homens e das mulheres e aqui Shaul não usa o exemplo da sinagoga e sim do Templo que proibia a entrada de estrangeiros com risco de pena de morte segundo Flavio Josefo 15:11:5 está era a parede de divisão entre judeus e gentios, o véu do templo rasgou em duas partes Mt 27.52 e Cornélio praticava a Torah em Atos 10, e rasgando agora no Messias poderiam se unir ao Messias na presença de Adonai no santo dos santos  antes reservados somente ao kohen hagadol Jm [Hb] 9.6-14; 10.19-22, assim também o Messias removeu a barreira que impedia os gentios se misturarem com o povo de Deus e de serem contados como parte dele (Exceção feita somente quando se convertiam ao judaísmo). Por isso Shaul nunca levaria gentios ao templo, conduziria de outra forma até ao Eterno, mas a calúnia está registrada em Atos 21.27-32. O ponto é que os gentios podem se unir aos judeus no Messias Yeshua, os críticos entendem ao contrário: A separação não existe, de modo que quando os judeus crêem em seu próprio Messias, eles não tem mais o direito de manter a sua identidade judaica, mas precisam de amoldar aos padrões gentílicos, dessa forma essa heresia reergue a parede de separação. Os judeus messiânicos não querem destruir a comunhão dos gentios com o Messias em seu corpo e sim preserva-los e trazer os judeus que ainda não reconhecem Yeshua como Mashiach. Conforme 1Co 7.18b; Gl 1.13; 2.14b, 3.28.

O texto certo dos manuscritos originais a inimizade não é a torá. Nem a Torá causou a inimizade de forma direta ver Rm 7.5-14 para refutação que a torá causa qualquer tipo de pecado ver Rm 7.12, ela dá oportunidade ao pecado(neste caso a inimizade entre judeus e gentios) por  estimular as propensões pecaminosas das pessoas (ver Rm 5.12-21&N).

Essa inimizade entre judeus e gentios possuía quatro componentes:

1)    A inveja dos gentios do status especial concedido por Deus a Israel na Torá.

2)    O Orgulho dos judeus por serem os escolhidos.

3)    O ressentimento dos gentios por causa desse orgulho.

4)    A aversão mútua quanto aos costumes dos dois grupos.

Porém no Messias não há judeu nem gentios Gl 3.28, a interpretação do texto no seu texto grego e hebraico afirma que é a hostilidade ou rixa da lei, não a lei em si, dizer do jeito que está essa versão abaixo:    
Efésios 2.14-15
"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois cresse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz." Esta passagem mostra que Cristo aboliu a "lei dos mandamentos"   . e não foi incluído no Novo Testamento, não necessitamos guardar o sábado.

Contradiz o que Shaul fala em Rm 7.12, e na escritura não existe contradição, o evangelho confirma a torá Rm 3.31, ou seja, para chegar a uma conclusão de que a torá foi abolida deverá o interprete ter um falso sentido ou interpretação a outras passagens paulinas para significar que a torá chegou ao fim Gl 2.15-21, em uma tradução que não condiz com o pergaminho na língua original, o que está escrito no texto de Efésios segundo Granfield e Burton fizeram um trabalho melhor em Gl 2.16 onde é mencionado erga nomou literalmente obras da lei. Significa legalismo.

 

O texto correto é assim: "Porque ele mesmo é a nossa Shalom - de nós fez um só e derrubou a Michitzah que nos dividia destruindo em seu corpo a inimizade gerada pelo legalismo da Torah, com seus mandamentos estabelecidos em formas de decretos. Ele o fez a fim de criar dos grupos uma nova humanidade em união consigo mesmo e, dessa forma, trazer Shalom". Ef 2.14,15 (Comentário judaico do novo testamento, pág. 620).

 

Considerações finais

 

Concluíram quem diz que a Torá foi abolida e por isso não precisamos guardar o sábado está cometendo uma heresia e se esquivando de demonstrar que ama ao Eterno e ao Messias 1Jo 5.1-3.