Tema: Ninguém da as costas para Adonai

Tema: Ninguém da as costas para Adonai e a sua presença

Introdução

Por Rosh Wallace

Texto: Êx 33.14-23

Shekhinah, do hebraicoשכינהPronúncia: [cheriˈná]; "habitação", "assentamento", é uma palavra utilizada para designar a habitação ou presença de Deus (cf. divina presença), especialmente no Templo em Jerusalém. Shekhinah é derivada do verbo hebraico שכן (ShKhN). No hebraico bíblico, esta palavra nunca foi usada, apenas a sua raiz, na forma verbal. Shekhinah significa literalmente, assentamento, habitação ou moradia. A palavra Shekhinah só aparece na Cabala hebraica. O verbo Shakhan é usado na Bíblia Hebraica (ver Êxodo 40.35, "Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia [Shakhan] sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo"). Ver também por exemplo, Gênesis 9.7,14.13; Salmos 37.3; Jeremias 33.16), bem como na bênção semanal do Shabat, recitada no Templo de Jerusalém ("Ele, que faz com que o seu nome habite [shochan] nesta Casa, para habitar no meio de vocês o amor e fraternidade, paz e amizade").

Em Êxodo 40.35 fala o verbo שָׁכַן (verbo) Transliteração: shachan, Tradução: habitar, morar; situar, estabelecer. e no texto aparece a palavra 

Shekhinah é a presença manifesta de Deus. No Tanakh relata algumas aparições de Deus como homem: a Avraham em Gênesis 18; a Jacó (YaakovGênesis 32.25-33; Mosheh (Êxodo 3); Josué (Js 5.13-6.5); ao Povo de Israel de Israel (Jz 2.1-5), Gideão (Jz 6.11-24); Manoá e sua esposa, pais de Sansão (Jz 13.2-23); Em todas essas passagens os termos "Adonai", e "O anjo de Adonai" (Ou Elohim ou anjo  de Elohim) é descrito como um homem. Adonai não tem limitações, então, se dissermos que ele não pode algo é criar limitação. Na própria Tanakh assim ensina que o Deus todo poderoso tem a capacidade, SE ELE QUISER, de aparecer  entre os homens como um homem. Lembrando: Essa ideia é judaica. O Novo testamento sustenta essa ideia judaica  e dá um  passo além: Não só Deus pode aparecer em uma forma humana, mas a palavra de Deus pode "tornar-se"um ser humano, e assim ocorreu. No judaísmo A Shekhinah é o Messias.

"Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei". Is 55.10,11.

Assim o Tanakh da a base da declaração de João 1.14

"Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória (Shekhinah), glória (Shekhinah) como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade". Jo 1.14.

Entendemos assim que essa palavra é Yeshua, o próprio Messias. E, além disso, em Rv [Ap] 19.13 é explicitamente chamado de a Palavra de Deus.

Como podemos ver não feri a possibilidade do Eterno quando quiser, aparecer como homem, apesar que a natureza do Eterno não é material ou física, mas não exclui a encarnação de Deus em Yeshua, porém, como um atributo ocasional, mas não essencial, foi um evento necessário na história devido ao pecado humano. Hb 1.2,3.

Creio plenamente que o Criador é incorpóreo e que está isento de qualquer propriedade antropomórfica. (Êx 19.19; 20.18; Jó 37.5; Mt 3.17;Jo 4.24; Fp 2.6,7; Cl 1.15).

Problemática

Muitos rejeitam o Antigo Testamento E Novo testamento

Muitos rejeitam a doutrina de encarnação

Ninguém zomba de Deus  Gl 6.6,7

Solução

Ficar na presença de Adonai (Deus) sem dar as costas aos seus ensinos

Parar só de falar, e começar a agir de acordo com Adonai

Andar em Santidade, evitando pecar

Baruch Hashem!!!!!

 

Referência:

Comentário Judaico completo do Novo testamento