Um Cristão deve Guardar a Torah como um Judeu?
Shalom aleikhem!
O entendimento que se tem por alguns hoje é que não, os cristãos devem praticar só as 7 leis de Noah (Noé) se caso se aproxime dos judeus e com a sua comunidades, tornando assim um cristão, como um transgressor da Torah, pois, se não conhecem a torah, torna-se um transgressor do mesmo jeito se não sabe que algo é errado, como está escrito: "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei". 1Jo 3.4 Só que na perspectiva judaica, essas sete leis não são um status permanente, mas um estágio inicial, assim como os do concílio de Jerusalém em Atos 15, isso é uma observação rabínica.
O problema é que diminui o que se aproximou do Eterno, pois, o Eterno não mandou praticar inicialmente as sete leis Noéticas, e sim os dez mandamentos, pois, comparando as sete leis Noéticas abaixo:
1.Avodah zarah (עבודה זרה) - Não cometer idolatria;
2.Birkat Hashem (ברכת השם) - Não blasfemar;
3.Shefichat damim (שפיכות דמים) - Não assassinar;
4.Gezel (גזל) - Não roubar;
5.Gilui arayot (גילוי עריות) - Não cometer imoralidades sexuais;
6.Ever min ha-chai (אבר מן החי) - Não maltratar aos animais (Só é permitido tirar a vida de um animal para se alimentar).;
7.Dinim (דינים) - Estabelecer sistemas e leis de honestidade e justiça.
Com os dez mandamentos abaixo:
01.Não terás outros deuses além de mim.
02.Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
03.Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
04.Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
05.Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
06.Não matarás.
07.Não adulterarás.
08.Não furtarás.
09.Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10.Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença
Podemos perceber que se alguém que quer aproximar da comunidade judaica, deveria ser orientada a pratica primeiro as dez palavras ou dez mandamentos, pois, assim não pecaria tanto, ao orientar as sete leis Noéticas que exclue honrar pai e mãe por exemplo, pecariam mais.
Considerações Finais
Para agradar ao Eterno, devemos a vontade de Yeshua, que faz a vontade do Eterno, Jo 6.38-40 Então, não é imposição aos não judeus, mas aqueles que vem devem entender que a base de toda a Bíblia é a Torah, que não foi cancelada Mt 5.17,18, e por isso deve continuar a ser praticada, considerando o que Yeshua já cumpriu e o que falta cumprir, que a Torah, santifica, apontando o pecado e dando os meios de arrependimento!
Atenciosamente,
Rosh Wallace Oliveira (Noah ben Yosef)