APOCALIPSE CHIZAIYOM

INTRODUÇÃO

O livro de apocalipse é um livro de literatura apocalíptica, com um discurso entre um senhor e o servo, mostrando o que há de acontecer no fim.

Na temática apocalíptica a característica profética é forte e marcante, cujas revelações muitas vezes são mediadas por um ser (humano, senhor, patrão) a um receptor servo ( menor em hierarquia) e revela uma realidade transcendente ao receptor que é simultaneamente temporal, na medida que prever a salvação escatológica na medida que envolve outro ser sobrenatural. Tem a característica de um ser mal e mundano que está em atuação, no caso da Bíblia o espírito do antimessias está em atuação, e um receptor João o apóstolo revela a realidade transcendente de um ser sobrenatural o Mashiach trazendo a salvação escatológica, mas em outros livros são outros personagem.

Em Ap 1.1 Diz: "REVELAÇÃO de Yeshua o Messias, a qual Hashem lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo".
Brevemente quer dizer logo, pelos sinais que são indicadores da brevidade do plano de Hashem. Yeshua fala agora da brevidade, apontando a noção de um tempo do fim, aqui mostra que após a ressurreição o Eterno contou a Yeshua quando deveriam acontecer essas coisas, pois, o Eterno é o único que sabe, diferente de quando Yeshua estava na terra, que Yeshua afirma não saber
Apocalipse 1:2 "O qual testificou da palavra de Hashem , e do testemunho de Yeshua o Messias, e de tudo o que tem visto. 3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo".
1-LIVROS ESCATOLÓGICOS JUDAICOS
A Origem da literatura escatológica se dá num conjunto de textos do judaísmo tardio e do judaísmo messiânico primitivo. Entre esses textos destacam-se II EnoqueApocalipse de AbraãoII BaruqueIV Esdras, as Adições em Daniel e o Apocalipse de São João.